0

Pesquisa

Studio Projects

Apartamento Gulbenkian

Desenvolvimento e implementação de projecto residencial de Design de Interiores para apartamento com 110m2, Lisboa, Portugal. 2024

Junto ao museu da maior coleção de arte privada em Portugal, instala-se um pequeno apartamento, também ele de um colecionador. Um pequeno refúgio urbano, que se constrói criteriosamente, peça a peça, da iluminação aos materiais de acabamento, da arte ao mobiliário.

Estamos em Lisboa, contudo o apartamento respira um "je ne sais quoi” da Paris de Haussmann. O projecto de interiores procura acentuar essa ligação de forma contemporânea e eclética, onde o design italiano e brasileiro dialogam com obras de arte europeias do século XIX e portuguesas do século XXI. Os têxteis, tal como noutros tempos, cobrem as superfícies das paredes, os pavimentos e as janelas. conferindo de forma subtil e atual, conforto e carácter à branca base das paredes.

Apesar das áreas rescritas e da presença preponderante das peças, criam-se ambientes onde há leveza e escala, onde se combinam e se valorizam diferentes tempos, desenhos e identidades, criando uma sofisticação sem tempo.

Interior Design: Tiago Patrício Rodrigues + Pura Cal Studio

Fotografia : Claúdia Rocha

Ver mais

Casa 8

Desenvolvimento e implementação de projecto residencial de Design de Interiores para moradia com 70+25m2, Santa Cruz, Portugal. 2023

Uma pequena casa geminada de veraneio que se atualiza. Um legado de família que se revitaliza através do projeto de arquitetura de interiores que redesenha espaços e funções, mantendo a identidade e o espírito da década de 60. Um projeto onde a identidade vernacular local, o “craft” e espírito artístico se mesclam de forma espontânea e festiva.

Na arquitetura, o desenho contemporâneo e funcional é combinado com materiais portugueses comuns de meados do Séc. XX como os marmorites, os azulejos pintados à mão, os mármores de Estremoz, os cobogós, entre outros. O desenho esse, é estilizado e procura uma simplicidade frugal.

Nos interiores, cria-se uma estética eclética de uma casa com tempos, onde convivem épocas e vivências. Informal e alegre, tal como o ócio deve ser, não fosse esta uma pequena casa de veraneio.

Cores, texturas e padrões, materiais, listas e desenhos, todos se conjugam inusitadamente, sem óbvia ligação, que não a do todo. Assim se constroem os diversos ambientes da casa, um manifesto decorativo, onde a estética de cada detalhe é presente.

Projecto: Arquiteto Tiago Patrício Rodrigues
Fotografia: Cláudia Rocha

Ver mais

Casa Bicas Comporta

Desenvolvimento e implementação de projecto residêncial de Design de Interiores para moradia com 225 m2, Comporta, Portugal. 2023

Metáfora sonora do montado de pinho e sobro que rodeia esta moradia unifamiliar na zona da Comporta. O Design de Interiores para ela concebida, é também ele, aparentemente silencioso. Sereno como os sussurros do vento nas árvores, salpicado pelos zumbidos dos insetos e o cantar das cigarras.

Os interiores trazem para si essa quietude, num design simples e funcional, onde a ligação à natureza que os rodeiam é avivada pelos materiais e texturas. E, também eles, salpicados. Salpicados de cor.

Os espaços apresentam um espírito despojado, próprio de uma casa de lazer. Uma estética contemporânea que se funde com o design intemporal. Onde materiais, cores e detalhes citam de forma subtil a cultura popular mediterrânea e local.

Projecto: Arquiteto Tiago Patrício Rodrigues
Fotografia: Marlene Oliveira

Ver mais

Casa Torres

Desenvolvimento e implementação de projecto residêncial de Design de Interiores para moradia com 250 m2, Torres Vedras, Portugal. 2022

A arquitetura sugere contemporaneidade interior. Elegemos assim para este projecto, uma contemporaneidade sem tempo, construída e avivada pelo calor do conforto e da luz.

Concebemos uma narrativa estética que se referencia no imaginário escandinavo para criar ambientes onde a funcionalidade da vida familiar e o bem estar se fundem em espaços que transmitem uma calma interior. Calma nos materiais, calma nas formas, calma nas cores e calma no tempo. Uma serenidade que se respira por todos os espaços da casa, e que fluí pelas diferentes divisões, sem deixar que cada uma tenha um sentido individual.

Projecto: Arquiteto Tiago Patrício Rodrigues
Fotografia: Marlene Oliveira

Ver mais

Apartamento Ao Tejo

Desenvolvimento e implementação de projecto residêncial de Design de Interiores para apartamento com 120m2, Lisboa, Portugal. 2022

Um Design claro e contemporâneo onde se respira um forte sentido natural, presente em materiais, mobiliário e pormenores que tecem o ambiente deste apartamento T2 de 120m2, localizado numa notável zona histórica de Lisboa. Espaços de tonalidades luminosas, nos quais se desenham pinceladas e detalhes que se inspiram e referenciam o Tejo, nas suas diversas matizes cromáticas e nos seus reflexos de cidade. Uma imagem gráfica, numa estética que se quer serena e natural.

Projecto: Arquiteto Tiago Patrício Rodrigues
Fotografia: Marlene Oliveira

Ver mais

Apartamento Porto

Desenvolvimento e implementação de projecto residêncial de Design de Interiores para apartamento com 60m2, Porto, Portugal. 2020

A tradição azulejar portuguesa, muito além do azul e branco, é o mote conceptual de design. Revista nas suas geometrias e cores, que povoam fachadas por todo o pais, cruzando tempos e estilos. A ideia destas geometrias vibrantes, presentes aqui em muitos detalhes, criam texturas, cores, conforto e profundidade, potenciam e suavizam o branco arquitectónico do espaço. Ambientes eminentemente contemporâneos e ecléticos, compatibilizam mobiliário actual e de época, pontuados por arte erudita e popular, criam uma alma atemporal, feliz, cheia de vida e intimidade, narrativas e simbologias.

Projecto: Arquiteto Tiago Patrício Rodrigues
Fotografia: Marlene Oliveira

Ver mais

Apartamento Casabranca

Desenvolvimento e implementação de projecto residêncial de Arquitetura de Interiores para apartamento com 90m2, Lisboa, Portugal. 2020

Uma casa de um jovem casal que ambiciona uma sincera serenidade urbana. O apartamento original da década de 50 do Séc. XX, mantem nesta reabilitação de arquitetura, a sua organização funcional, que é rasgada em novas espacialidades e materialidades que potenciam ainda mais a luz de Lisboa. O desenho ponderado e restrito, primazia a arrumação, e desmultiplica novas zonas e funções, num jogo entre o modernismo e contemporâneo, onde a estreita paleta cromática e de materiais, busca uma estética que se traduz numa quietude essencial.

Projecto: Arquitecto Tiago Patrício Rodrigues
Fotografia: Marlene Oliveira

Ver mais

Duplex Serra Mar

Desenvolvimento e implantação de projecto residêncial de Design de Interiores e mobiliário para apartamento duplex com 180m2, em Cascais, Portugal. 2019

A vista cruzada entre a serra de Sintra e o mar de Cascais, criam o conceito de inspiração para este projeto residencial, onde o romanticismo e os densos e sombreados verdes da serra, se fundem com azuis rochosos e profundos do mar batido nas rochas das falésias. Um mar de texturas e padrões contrastantes invadem os espaços interiores, que vão cambiando de tonalidades de espaço em espaço. Criando um percurso visual que celebra a serra e o mar, numa leve e sofisticada estética intemporal, onde predominam elementos vegetais e materiais naturais.

Projecto: Arquiteto Tiago Patrício Rodrigues
Colaboração: Studio Mitchell
Fotografia: Marlene Oliveira

Ver mais

Cerâmicas Zuzi Zeva Zivi

ZUVI ZEVA ZIVI, zingra e zomba o imaginário Pop dos anos 80. Reinterpretando-o e mesclando-o a partir da manufatura vernacular portuguesa. Um alegre e divertido olhar, que nos faz sorrir e nos conduz a diferentes estórias, estéticas e ritmos. Com a direção criativa do Arquiteto Tiago Patrício Rodrigues, todas as peças são produzidas manualmente em barro segundo a tradicional técnica da roda de olaria, e pintadas também à mão, o que lhes confere características, imperfeições e particularidades sempre únicas, próprias da produção artesanal, contrastando fortemente com o design contemporâneo.

Apartamento Palácio

Desenvolvimento e implantação de projecto residêncial de Design de Interiores e mobiliário para apartamento com 200m2, em Lisboa, Portugal. 2018

Num antigo palácio habitacional do Séc. XVIII, novas tipologias se instalam. O projeto de Design de Interiores que concebemos para este apartamento segue as premissas deixadas pela arquitetura, criando novos diálogos entre tempos e espaços.  Numa linguagem estética vincadamente atual, onde vagueiam mobiliário de várias épocas e arte contemporânea, de forma a despertar e evocar memórias. Resgatar a escala do antigo palácio, em ambientes ecléticos mas polidos, deixando sempre espaço ao espaço, ao design e à arte.

Projecto: Arquitecto Tiago Patrício Rodrigues
Fotografia: Marlene Oliveira

Ver mais

Poltrona Além Mar

Metáfora de vela que se perde no horizonte, além-Tejo, além-Mar.
Metáfora de vela que torna, repleta de diferentes materiais, estéticas e culturas.
Lisboa, amálgama de todos esses intercâmbios e espólios, onde madeiras de vera cruz se mesclam com palhas africanas e tecidos das índias.
Sob olhares e estéticas que vão e vêm, se mesclam e criam um legado único, que se transforma todos os dias.

"ALÉM MAR" é uma peça de mobiliário desenvolvida por João Bernardes Vilela e Tiago Patrício Rodrigues, onde a simplicidade do design e a nobreza dos materiais utilizados, conferem a uma leveza e sentido estético impar! Madeira de jacarandá e cana tradicional, constroiem a estrutura. Sob a qual assenta uma tela têxtil como uma vela tensionada, e se sobrepõe uma almofada em linho natural e penas.

Ver mais

Apartamento Jacarandá

Desenvolvimento e implantação de projecto residêncial de Design de Interiores e mobiliário para apartamento com 260m2, Lisboa, Portugal. 2019

Matizes florais que se desmaterializam em aguarelas de luz, em aguarelas de cor.  Metáforas da flora que pigmenta a cidade em diferentes tonalidades e aromas ao longo do ano. 

Um conceito projetual que se expressa de forma muito contemporânea em obras de arte, têxteis e objectos de design que iluminam espaços e diferentes madeiras, sob a cálida luz de Lisboa.  

Projecto: Arquiteto Tiago Patrício Rodrigues
Colaboração: Luciana Cravo
Fotografia: Marlene Oliveira

Apartamento Brasil

Desenvolvimento e implantação de projecto residêncial de Design de Interiores e mobiliário para apartamento com 260m2, Lisboa, Portugal. 2018

Espaços sem tempo, delinearam a base conceptual deste projeto de Interiores para um apartamento de raiz contemporânea numa zona privilegiada de Lisboa. Uma Casa a princípio serena e silenciosa, mas que em todas as áreas, nos vai surpreendendo com ambiências sofisticadas porem discretas. Ambientes onde o passado está presente, e o presente é atemporal. Onde o mobiliário e a arte adquirem um carácter próprio, rasgando estéticas, épocas e convenções, remetendo-nos para utopias e fantasias, onde coabitam geometrias, animais e personagens.

Projeto: Arquitecto Tiago Patrício Rodrigues
Colaboração: Luciana Cravo
Fotografia: Marlene Oliveira

Ver mais

Apartamento Ourique

Desenvolvimento e implementação de projecto residêncial de Arquitetura de Interiores para apartamento com 75m2, Lisboa, Portugal. 2017

Num compromisso, onde o passado está presente, mas o uso e conforto são profundamente atuais, uma convencional tipologia lisboeta T3 dos Anos 40, renasce a partir de uma nova luz e de novos modos de habitar. Mantendo a essência dos materiais da época, mas revendo-os através do desenho e técnicas construtivas contemporâneas, mais limpas e funcionais. Contrastes que se criam e se harmonizam, em tectos, portas, rodapés e pavimentos originais por oposição a novos elementos funcionais e nova distribuição espacial.

Projecto: Arquitecto Tiago Patrício Rodrigues
Fotografia: Marlene Oliveira

Ver mais

Apartamento A3

Desenvolvimento e implantação de projecto residêncial de Arquitetura e Design de Interiores para apartamento com 100m2, em Lisboa, Portugal. 2017

Na reabilitação arquitectónica deste apartamento da 1ª década do Séc. XX, pretendeu-se que este respirasse uma quente e intemporal masculinidade, que se foi construindo não por imposição projetual, mas de forma instintiva . Os espaços foram projetados não como um todo, mas um a um, de forma a conservar a essência individual, de cada um. A nova tipologia T2, mais ampla e funcional, evoca materiais, formas e acabamentos de outras eras. Os espaços refletem inúmeros tempos, histórias e estéticas, que se complementam, num compromisso de criação de vivência quotidiana, onde se cruzam mobiliário e iluminação de todo o Séc. XX, tapetes orientais e arte contemporânea.

Projecto: Arquitecto Tiago Patrício Rodrigues
Fotografia: Marlene Oliveira

Ver mais

Apartamento Sal

Desenvolvimento e implantação de projecto residêncial de Arquitetura e Design de Interiores para apartamento com 110m2, em Lisboa, Portugal. 2017

Um espaço de tempos e memórias. Um apartamento Belle Époque, procura a sua memória inicial a par de uma nova vivência contemporânea. Este é o mote de uma intervenção que se quis “cirúrgica” de modo a conservar a essência e materialidade espacial, trazendo ao mesmo tempo o apartamento para a contemporaneidade, numa nova tipologia, onde as funcionalidades transmitem os atuais modos de habitar e também uma nova fluidez espacial. Os distintos tempos e as memórias perlongam-se dos espaços para o mobiliário e objetos, que provieram em grande parte de várias gerações da família do proprietário, tendo sido alvos de uma criteriosa seleção, que visa combiná-los com peças de Design histórico, com raízes nos anos 50 e 60 do Séc. XX.

Projecto: Arquitecto Tiago Patrício Rodrigues
Fotografia: Marlene Oliveira

Ver mais

Apartamento Expo

Desenvolvimento e implementação de projecto residêncial de Design de Interiores para apartamento com 240m2, Lisboa, Portugal.

Um espaço despojado, marcado pela funcionalidade e conforto da vivência diária, incrementado por uma certa sofisticação jovial, e pela intemporalidade do Design. Cores e texturas matizam a limpidez dos espaços brancos, complementadas por algumas peças de arte em diferentes estilos e escalas. Metáfora de Lisboa, onde a luz é salpicada por formas, cores e épocas, numa intensa amálgama de edifícios.
Ao fundo, sob a névoa do linho, o Tejo, na imensidão do Mar da Palha. A paisagem a perder de vista, na quietude do lar.

Projecto: Arquitecto Tiago Patrício Rodrigues
Fotografia: Marlene Oliveira

Ver mais