0

Pesquisa

Um compromisso entre o passado e o presente da Bordallo Pinheiro, combinando fauna e flora, reinterpretando a coleção couve e o majestoso lavagante.

Na Pura Cal assumimos a Alma como elemento caracterizador, que atribuímos tanto aos espaços que criamos como aos objetos que selecionamos. Ter alma é ter uma história, um passado, um futuro, e se há marca que se enquadra perfeitamente neste nosso mote, é a Bordallo Pinheiro.

Criada pelo genial Raphael Bordallo Pinheiro e o seu irmão Feliciano Bordallo Pinheiro a 30 de junho de 1884, a marca reproduz até aos dias de alguns dos seus designs originais, que convivem com peças contemporâneas que piscam o olho à sua herança.

Foi o seu filho Manuel Bordalo Pinheiro que definiu como missão de vida dar continuidade ao legado do seu pai e que ajudou a trazer a marca até aos dias de hoje.

Raphael iniciou o seu percurso nas artes gráficas e no desenho humorístico, através do qual retratou a sociedade Portuguesa. Mas como artista multidisciplinar a sua expressão ganhou outra dimensão quando passou a explorar a cerâmica, o design de objetos e a decoração.

A fauna e a Flora eram a grande inspiração de Raphael Bordallo Pinheiro, que através das suas extraordinárias criações honrou ambos os reinos. Quem não conhece as suas famosas andorinhas, rãs, gatos e as detalhadas couves que davam vida à mesa das casas das nossas avós.

São essas mesmas couves que hoje em dia voltam a ser celebradas por todo o mundo, na sua versão original ou nas suas edições contemporâneas.

A “Terrina Lavagante” é um excelente exemplo deste compromisso entre o passado e o presente, combinando fauna e flora reinterpretando a coleção couve e o majestoso lavagante pintado à mão que repousa sobre a sua tampa e se converte numa pega sem igual.

Esta peça leva para a mesa a arte escultórica Bordalliana através de uma peça funcional, que reflete a elevada complexidade e exigência técnica da Bordallo Pinheiro.

Consulte aqui todas as peças disponíveis da Bordallo Pinheiro

Imagem de capa:Terrina Lavagante sobre papel de parede "Patio", da Pierre Frey disponível sob consulta.