0

Pesquisa

- "É segredo?" Perguntou-lhe ele.

- "Não. É Primavera!"

Maria Castel-Branco parte deste interlúdio para a estação que abre as portas ao colorido e ao calor. É na Primavera que encontra a sua base de luz:  o barro, a terra como tela de uma explosão de vida, cor e flores.

Sendo a sua época do ano preferida - quando se sente mais viva, inspirada e feliz - acredita que é nela que há lugar para se renascer, se renovar e até emancipar. Quis assim, perpetuar a estação do ano mais florida nas suas novas peças. Jarras e taças que, por defeito ou virtude, incorporam já os seus próprios arranjos florais. Num estilo aparentemente simples romântico, Maria Castel-Branco surpreende com rasgos de contemporaneidade, querendo frisar que o romântico é transversal ao tempo e está sempre na moda! A fragilidade dos materiais reportam ao lado mais sensível da artista, que dá ao cuidado e à delicadeza uma importância já por vezes esquecida.

É sobre o amor e o aconchego do barro, que brotam longas hastes curiosas, bolbos generosos, folhas suculentas e pétalas translúcidas de tantas cores quantas as da nossa sensibilidade e vontade de calor. Todos precisamos de calor do sol, de luz, de cuidado e dedicação. Assim como esta forma de arte. E esse, é o segredo.

Texto de Cuca Carou

Venha descobrir na Pura Cal as peças da Maria Castel-Branco