0

Pesquisa

Foi em 2013 que surgiu uma das mais criativas e conceptuais marcas de cerâmica nacional, o Laboratório D'Estórias. A Rute e o Sérgio tinham como objectivo contar a história de um Portugal diferente. A inspiração na cultura popular Portuguesa e as técnicas ancestrais de cerâmica são sempre o ponto de partida para uma nova estória. Ainda assim, todas as peças têm um carater que vai para além da sua utilidade decorativa ou funcional, cada estória é contada através de ilustrações e de um conto sempre original e único.

Uma das nossas peças de eleição é o "Martinho e as Estrelas". Uma peça com um design simples, inspirada no ouriço da castanha. Uma peça que tem raizes estéticas na cerâmica dos anos 70, na sua aparência mais texturada e quase "brutalista", contrasta fortemente com a delicada execução da peça cerâmica. Uma taça que é um ouriço, um ouriço que é uma estória... A história do Martinho que virou santo. O santo que se comemora em Novembro com castanha e jerupiga.

"(...) Martinho usou a sua metade da capa como uma catapulta, lançando todos os ouriços para o céu: mas, como por milagre, nenhum caiu.  Em vez disso, os ouriços colaram-se ao céu como se de velcro se tratasse, transformando-se em pequenas estrelinhas. Logo as nuvens se dissiparam, e a noite de Outono deu lugar a uma linda manhã de Sol. Desde então, reza a lenda que todos os anos existe em Novembro o Verão de S. Martinho; mas o que a maior parte das pessoas não sabe é que, nesse dia, o Sol aqueceu os ouriços de castanha de tal forma que choveram castanhas assadas, bem como um pedaço de ouriço-estrela que Martinho guardou como recordação."

Peça disponível no nosso site.