Ainda não tem produtos!
Ana Cruz e Maria de Betânia formam a dupla ana+betânia, criada em 2015 e sediada nas Caldas da Rainha, cidade conhecida pela sua forte ligação à cerâmica, sendo Raphael Bordallo Pinheiro uma das suas grandes referências.
A exposição “FLORA”, patente no nosso espaço até o dia 12 de Novembro, transporta-nos para o universo das artistas através de uma magnífica homenagem ao amor, que reflete o enorme talento desta dupla, com a qual estivemos à conversa para conhecer um pouco mais do seu trabalho e do seu percurso.
Qual foi o ponto de partida para a criação dos delicados bouquets de flores, que se apresentam em cones de gelado?
Depois de uma série algo provocadora de gelados que lançámos no verão do ano passado (cujas bolas eram maminhas), quisemos explorar um outro lado das ligações amorosas. Assim surgiu "Love Eternal", um gelado em forma de bouquet cheio de flores, que presta homenagem ao triunfo do amor romântico sobre os afetos adiados da pandemia. Esta peça foi efectivamente bouquet de noiva de um casamento adiado 2 anos devido à Covid sob o mote “Omnia vincit amor; et nos cedamos amori” (o amor vence tudo; cedamos nós ao amor).
Como surgiu o vosso interesse pela escultura?
... E apesar de ambas termos seguido a vertente de Pintura nas Belas Artes! Foi a cerâmica, o barro, que despoletou em nós a necessidade de pensar e criar a três dimensões. É um material com possibilidades quase ilimitadas, a nível de textura, escala, cor, e todo o processo que exige é cativante, como aquelas epopeias que lemos nos livros e, tal como elas, dura para toda a eternidade.