0

Pesquisa

As “MANTAS EZCARAY” situada em Ezcaray, a localidade Espanhola que lhe deu o nome, iniciou a sua atividade com a produção de tecidos, até em 1930 Cecilio Valgañon mudar o destino da fábrica artesanal, passando a produzir cachecóis, xailes e mantas. Nos dias de hoje os artesãos continuam manualmente a transformar as melhores fibras naturais, tais como a lã e o mohair, em fio que depois tingem e tecem nas maravilhosas cores que são a imagem da marca. A partir dos anos 70 os filhos do fundador juntaram-se à empresa e hoje em dia, quase um século mais tarde, são os seus netos que dirigem a marca, que atualmente é reconhecida por todo mundo.

Conversámos com Ignacio Valgañon Iriarte, um dos netos de Cecilio Valgañon responsável pela área de marketing, sobre o passado, presente e futuro da marca.

 

Como é trabalhar para uma marca com um legado tão incrível?

Para nós é uma honra e um privilégio continuar o negócio fundado pelo nosso avô em 1930. Continuamos com a mesma filosofia e ambição, mantendo o conceito associado à qualidade da produção artesanal e os processos tradicionais mantêm-se intactos, com os desafios constantes associados, portanto é um desafio interessante.

Qual é a melhor parte de várias gerações da vossa família estarem envolvidas na gestão da empresa?

A melhor parte de continuar o legado familiar é saber que o Know-how fica com a empresa. É algo muito importante para nós e de grande valor e na realidade a essência deste negócio.

É difícil preservar os métodos tradicionais e o know-how no mundo atual?

É muito complicado continuar a utilizar métodos de produção tradicionais quando se atravessa um processo de crescimento, e acima de tudo quando se tem prazos a respeitar e cumprir. Estamos a tentar otimizar a nossa produção, melhorando os processos e a inovar tudo aquilo que está ao nosso alcance, tendo em conta que o nosso método de produção é precisamente o que nos torna únicos e especiais.

A cor é sem dúvida uma das características que define os vossos produtos maravilhosos. Ainda utilizam as cores originalmente utilizadas por Cecilio Valgañon, ou adicionam novas cores frequentemente? Se sim, como as escolhem?

Sim, definidamente a cor é algo que define a “Mantas Ezcaray”. O nosso avô era apaixonado por cores vivas e adorava tons arroxeados. Temos uma vasta gama de cores que atualizamos a cada estação, ainda usamos as cores originalmente usadas pelo nosso avô, mas estamos sempre a par das tendências, adicionando novas cores e designs.

Como imagina o futuro da EZCARAY?

Olhamos para o futuro de forma promissora, sendo que estamos gradualmente a melhorar muitos dos processos internos que nos ajudam a crescer melhor. Estamos ainda ansiosos por fazer melhor cada vez melhor, como tal, se tudo correr bem esperamos estar à frente deste negócio durante muitos mais anos daqui para a frente.

 

Conheça Aqui os diferentes artigos Ezcaray disponíveis na Pura Cal!